Pular para o conteúdo principal

Para controle do peso: correr ou caminhar?


Ao percorrer 10 km, uma pessoa caminhando a 5 km/h ou correndo a 10 km/h queima o mesmo tanto de calorias. A primeira vista a vantagem seria correr, pois se completaria o percurso em apenas uma hora, enquanto caminhando se gastaria o dobro do tempo. Todavia além do tempo há outros fatores a serem considerados:


Condicionamento 

Correr a 10 por hora é uma façanha que poucos conseguem. A maior parte das pessoas não passariam de três minutos nesta velocidade devido a falta de condicionamento cardiorrespiratório. Provavelmente, isso resultaria em um abandono precoce da atividade por causa do cansaço.

Risco de lesão

Além do sedentarismo outra característica marcante da população consiste no sobre peso. Correr com uns quilinhos a mais aumenta o desgaste de músculos, ossos e articulações facilitando o surgimento de lesões.

O combustível usado

Quando se fala em atividade física para controle do peso corporal tem-se como intenção a perda de gordura. Caso o exercício seja intenso queimamos menos desse substrato (a gordura) e passamos a usar também outro "combustível" a proteína dos nossos próprios músculos. A perda de musculatura provoca além de fraqueza a diminuição do gasto de energia no dia a dia e nos predispõe a engordar.

Concluindo, para quem é sedentário ou esta acima do peso a caminhada traz mais vantagens. Já quem apresenta um bom condicionamento correndo economiza tempo. Na transição de um estado para o outro pode-se intervalar as duas atividades, correndo alguns minutos, caminhando outros. Um bom termômetro é o cansaço, cansaço extenuante é sinônimo de atividade prejudicial.

Postagens mais visitadas deste blog

Novo horário a partir de 03 de fevereiro de 2025

 Pilates Funcional - Segunda e Quarta Manhã 7:00 às 7:45 8:00 às 8:45 9:00 às 9:45 Tarde 16:30 às 17:15 17:30 às 18:15 18:30 às 19:15  Pilates Convencional - Terça e Quinta Manhã 7:00 às 7:45 8:00 às 8:45 9:00 às 9:45 10:00 às 10:45 Tarde 16:30 às 17:15 17:30 às 18:15 18:30 às 19:15

De Áquila Academia para Clínica Áquila

  Para muitas pessoas a transformação de uma academia em uma clínica parece algo estranho, academia geralmente lembra vigor e clínica doença.  Todavia saúde não é apenas a ausência de doenças e sim um completo bem-estar físico, mental e social. Especialistas de diferentes áreas concordam “é melhor prevenir que remediar”. Já trabalhávamos dentro desta perspectiva, mantendo ou recuperando a saúde, através do atendimento nutricional como atividade secundária. Hoje os serviços de nutrição se tornam nossa principal atividade. Terapias alternativas e não tradicionais vão para segundo plano, por exemplo, o Pilates. No futuro poderemos oferecer atendimento médico, fisioterápico, psicológico...  Com estas alterações poderemos funcionar durante os períodos de onda vermelha do Programa Minas Consciente, mas para isto, tivemos que sacrificar a ginástica, o Taekwondo e demais treinos.

Pilates Funcional x Pilates Convencional

 A Clínica Áquila oferece dois tipos de Pilates, Convencional e Funcional. Um questionamento comum é qual a diferença entre os dois. A maioria das pessoas desconhecem as variações do método: Water Pilates (versão na água), Pilates na bola, Pilates Fitness (versão influenciada pela musculação), Pilates Terapêutico (versão influenciada pela fisioterapia), Mat Pilates (versão sem aparelhos, exercícios no solo) etc. A seguir serão apresentadas e comparadas suscintamente apenas as duas atividades realizadas na clínica. Pilates Convencional Conhecido simplesmente como Pilates , é a versão mais tradicional e praticada. Foi desenvolvida por Joseph Pilates e inicialmente nomeada de Contrologia : arte de controlar o corpo pela a mente. A partir de conhecimentos de Yoga, Artes Marciais e Ginastica Europeia Joseph criou um método de condicionamento físico inovador, que propõe uma vida de qualidade trabalhando mente e corpo ao mesmo tempo. Pilates Funcional Nesta modalidade os exercícios de Pil...

TOTAL DE ACESSOS: